Avançar para o conteúdo principal

Maestros


Ágata Ricca

AgataRicca
Natural do Porto, começou os seus estudos de piano na Escola de Música Silva Monteiro, com o professor Álvaro Teixeira Lopes. Em 1999, ingressou no Conservatório de Música do Porto, onde terminou o curso de Piano, tendo sido aluna dos professores Constantin Sandu, Eduardo Resende e Anne Marie Soares e de Fernando Lapa, na disciplina de Análise e Técnicas de Composição.
No âmbito dos seus estudos em piano, ganhou o 1º prémio do concurso de Santa Cecília do Curso de Música Silva Monteiro, o 2º prémio no concurso de Santa Cecília do Conservatório de Música do Porto e uma menção honrosa no Concurso Internacional Cidade do Fundão. Participou ainda em masterclasses com os pianistas Luiz Senise e Constantin Sandu.
É licenciada em Direcção Coral e Formação Musical, pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi aluna dos professores Vasco Azevedo, Paulo Lourenço, Cristina Brito da Cruz e Francisco Cardoso. Actualmente, encontra-se a frequentar o mestrado em ensino da música, na vertente de Direcção Coral, na mesma instituição, com o professor Paulo Lourenço e a ter aulas de canto com a professora Joana Nascimento.
Lecciona piano desde 2009, dando aulas, actualmente, no Conservatório de Cascais e na Academia do Som (Lisboa).
 Dirige, desde 2011, o coro do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto.
Como coralista, tem desenvolvido actividade desde os 10 anos. Actualmente é membro da direcção do Ensemble Vocal Pro Musica, dirigido por José Manuel Pinheiro, no Porto e canta no Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa.
Participou em masterclasses de direcção com os maestros Stephen Cocker, Eugene Rogers, Brett Scott, Paul McCreesh, Greg Beardsell e Werner Pfaff.
Em 2012 participou no Vocalizze – curso de direcção e pedagogia coral, no Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro e no Write an Opera, curso para professores, da Royal Opera House de Londres.
É membro co-fundador do Ímpeto Ensemble, onde dirige e canta.


Miguel Gonçalves Silva

Foto
Inicia os seus estudos musicais com aulas particulares de piano aos 4 anos de idade.
Prossegue a sua formação neste instrumento no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde trabalha sob a orientação de Eurico Rosado e mais tarde com Maria Emília Leite Velho. É também no Instituto Gregoriano de Lisboa que inicia os seus estudos de canto na classe de técnica vocal de Elsa Cortez, continuando a trabalhar com esta professora a título privado e posteriormente com Ana Paula Russo.
Ingressa na licenciatura em música da Escola Superior de Música de Lisboa no ramo de Canto, inicialmente na classe de Luís Madureira, vindo a concluir esta licenciatura na classe de Sílvia Mateus. Actualmente, encontra-se a terminar a licenciatura em música na Escola Superior de Música de Lisboa no ramo de Direcção Coral/Formação Musical, onde trabalha direcção sob orientação de Paulo Lourenço, Vasco Azevedo e Clara Coelho e pedagogia musical com Francisco Cardoso, Cristina Brito da Cruz e Sandra Barroso. Paralelamente, prossegue os seus estudos de canto com Elsa Saque e é docente no Conservatório de Música de Cascais. No campo performativo musical, entre outros agrupamentos, é membro do Coro Gulbenkian, Grupo Vocal Officium e do Coro Gregoriano de Lisboa. Entre a sua discografia gravada, destaca-se o álbum “Os apóstolos” gravado para a Decca com o Coro Gregoriano de Lisboa, nomeado para o Prémio Autores 2012 da Sociedade Portuguesa de Autores.
Trabalhando regularmente com o Grupo Vocal Olisipo, participou com este nas gravações do filme “As variações de Giacomo”, um filme de Michael Sturminger com John Malkovich. Apresenta-se diversas vezes como solista, tendo recentemente participado na oratória Messias de Handel sob direcção de Pedro Castro e na ópera “Dido e Eneias” de Purcell, com encenação de Sílvia Mateus, como Eneias.
Desde finais de 2014, desempenha as funções de maestro do Coro ESSA e de maestro co-fundador e cantor do Ímpeto Ensemble.